Escola Mun. João Leonel Denck

Sobre

Nome: Escola Mun. João Leonel Denck
Fundação: 05/05/1992
Bairro: SANTO ANTONIO

Histórico da Escola Municipal João Leonel Denck

O prédio onde funciona esta escola é de propriedade do governo do Estado do Paraná, foi construído em 1968, o código do estabelecimento é 00638, ela abrigava o antigo Colégio Estadual Robert Francis Kennedy, o qual foi transferido para um prédio maior e novo, dando lugar a denominada Escola Municipal João Leonel Denck, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, além de oferecer essa modalidade de ensino, conta ainda com atendimentos especializados da Sala de Recursos. A lei que criou e denominou este estabelecimento de ensino foi a Lei nº1321 de 05 de maio de 1992, a Câmara aprovou e então o Prefeito José Ivo Scheifer a sancionou, ela entrou em vigor na data da publicação, autorizando seu funcionamento como Escola Municipal João Leonel Denck, Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, que teve como diretoras: Joana Dorli Pinheiro Taques (maio de 1992 a fevereiro de 1997); Yara Beatriz Blum (fevereiro de 1997 a outubro de 2000); Maria Cristina Taques (outubro de 2000 a dezembro de 2004); Edilma Canteri Blum (janeiro de 2005 a dezembro de 2005); Elediane Lachinski Silva (fevereiro de 2006 a dezembro de 2008); Renato Eleutério (janeiro de 2009 a abril de 2009); Josiane de Fátima Scharneski (abril de 2009 a junho de 2012); Maria Cristina Taques (junho de 2012 a 2017); Claudia Maria Portela (de 2017 a 2018); Michele Denck (agosto de 2018 a julho de 2021) e Marilda Apª Bosa de Lima Orovoski ( julho de 2021, sendo a atual diretora).

A escola recebeu o nome de Escola Municipal João Leonel Denck em homenagem ao ilustre homem público do município de Ipiranga.

Nasceu em 26/09/1914 e faleceu em 29/07/1990 estando seu corpo sepultado no cemitério do município. Seu grau de escolaridade foi 1º grau completo. Em sua vida

pública foi professor municipal, estadual e federal. Ministrou aula na Escola de Lustosa Arroio Grande como professor municipal e federal até 1941. Foi nomeado para Casa Escolar de Bom Jardim, como professor Estadual, onde permaneceu até 1943. Mais tarde ocupou os cargos de escriturário da Prefeitura de Ipiranga e secretário. Foi por vários anos Presidente da Cooperativa de Produtores de Mate de Ipiranga, fundada por seu pai João Denck. Ocupou também o cargo de Tabelião de Oficial de Registro Cível de casamentos, nascimentos e Óbitos e de Escrivão de Polícia de Bom Jardim. Foi vereador por três legislaturas e Presidente da Câmara Municipal de Ipiranga por duas vezes. Como homem público conseguiu os seguintes feitos: Fundação do Ginásio Estadual de Ipiranga, depois Ginásio Estadual Robert Francis Kennedy, luz elétrica para Ipiranga, Bom Jardim e Ivaí. Fundou o Sindicato Rural de Ipiranga, sendo presidente por várias gestões. Católico, homem de fé viva. Viveu toda sua vida dedicada a família e a comunidade. Por todos esses méritos foi homenageado levando seu nome João Leonel Denck a nossa querida escola.

Reunião dos Cidadãos Ipiranguenses no Clube dos Alemães. João Leonel Denck – 1º da direita, com sua filha Clélia Denck.

Atualmente a escola possui alunos 180 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano, Sala de Recursos e Atividade Complementar. No quadro de funcionários possui 1

diretora, 1 pedagoga, 1 secretária, 10 professores, 07 estagiários, 1 cozinheira e 3 zeladoras. Funciona no período matutino e vespertino. Atende alunos vindos das seguintes localidades: Queimadas, Taió e Santaria; e dos bairros próximos à escola, como o Bairro Santo Antônio.

A localidade de Santaria está localizada há 5 km de Ipiranga, começou a ser povoada em meados do século XVIII, seu primeiro morador foi o Senhor Manoel Gonçalves Chaves que era tropeiro e ao chegar tomou posse de 54 alqueires de terra, pois não havia moradores até então. Depois de se fixar o mesmo construiu família e como era tropeiro continuou a vender e comprar gado, também era fumicultor e cultivava plantações para consumo próprio. Após alguns anos, por volta do século XIV chegaram os primeiros imigrantes poloneses Miguel Burnato e Vitoria Burnato que praticavam agricultura de subsistência.

Atualmente os moradores da comunidade de Santaria na maioria são agricultores e fumicultores.

A localidade de Queimadas fica próxima de Ipiranga, há aproximadamente 12 km, e é composta por 96 habitantes.

Recebeu o nome de Queimadas por causa de uma grande queimada que devastou quase todas as roças do local. Esse fato ocorreu no ano de 1889.

Seus primeiros habitantes foram as famílias Klazura, Kosman, Runinski e Kriski.

O solo é arenoso e muito acidentado, onde era produzido produtos agrícolas como arroz, feijão, milho, mandioca, cebola, etc. Atualmente a maioria dos moradores cultivam o fumo.

A Escola Municipal João Leonel Denck está situada na Rua João Denck, nº435, no Bairro Santo Antônio, que levou esse nome pela existência da Igreja Santo Antônio.

Os primeiros moradores do bairro Santo Antônio foram: O Senhor Alberto Safraider, Senhor Carlito Safraider e a Senhora Antônia Canteri, esses moradores contavam a história das festas religiosas que aconteciam na época. A festa de Santo Antônio na antiga Igreja era uma das mais animadas da cidade. Por volta de 1905, em uma dessas comemorações foi convidada para animar os festejos a banda do Maestro Jacob Holzmann. Segundo uma descrição ‘’A Lira dos Campos’’ e seu afinado conjunto vocal ocorriam a todas as festividades religiosas do interior. As viagens eram feitas em carroções pesados e de tolda alcatroada, sem nenhum conforto e puxados por oito animais. A banda seguiu para Ipiranga em dois carroções e na descida da Santaria uma das carroças disparou e tombou, sem causar danos pessoais aos músicos.

Quando chegaram, após dez horas de viagem enfadonha e poeirenta, foram se hospedar no único hotel, que pertencia a Nhá Teresa, mãe de Emílio, que era alfaiate e tocava na banda de Jacob. O jantar foi apreciado, pois além dos leitões e galinhas, teve doce de cidra como sobremesa. Mais graças a Deus os músicos estavam bem, e no dia seguinte a festa na Igreja se iniciou com uma procissão com a imagem de Santo, onde crianças vestidas de anjos abriam o cortejo. A imagem, conduzida em andor, ao sair da igreja era saudada pelo espocar de foguetes e pelos acordes da Banda, deixando o povo estarrecido pela animação e contritos pelo significado religioso.

Igreja Santo Antônio

Referencias Bibliográficas

MANSANI, Ainda. Memórias de Ipiranga.

Carta da Senhora Eli Denck (irmã do Senhor João Leonel Denck).

Relatos de moradores das localidades de Santaria e Queimadas.



Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Ipiranga
Endereço: Rua Alcides Ribeiro de Macedo, 243 - Centro - Ipiranga - PR
Telefone: (42) 3242-8514
E-mail: